Comissão da Câmara aprova Bíblia em biblioteca de escolas e faculdades públicas

  • 04/12/2025
Comissão da Câmara aprova Bíblia em biblioteca de escolas e faculdades públicas
Comissão da Câmara aprova Bíblia em biblioteca de escolas e faculdades públicas (Foto: Reprodução)

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que permite bibliotecas de escolas e faculdades públicas terem um exemplar da Bíblia.

Segundo o texto, o objetivo é promover o acesso a uma obra de "relevância literária, cultural e histórica, sem qualquer conotação religiosa" aos estudantes.

A proposta determina que, nas escolas, a Bíblia será disponibilizada no ensino fundamental e no ensino médio. As instituições de ensino poderão escolher a edição e a tradução do exemplar que ficará em suas bibliotecas.

O texto aprovado pela comissão é um substitutivo (texto que altera o conteúdo original do PL) da deputada Maria Rosas (Republicanos-SP) ao Projeto de Lei 4242/21.

"A presença da Bíblia nas bibliotecas pode incentivar o debate acadêmico e a reflexão crítica sobre questões relacionadas à religião, ética, filosofia e cultura, ampliando as perspectivas dos estudantes e promovendo a formação integral", declarou Maria Rosas.

A relatora do PL ainda ressaltou que a Bíblia desempenhou um papel importante na formação da civilização ocidental e influenciou diversas áreas como literatura, arte, filosofia e música. 

"Manter exemplares da Bíblia nas bibliotecas das instituições públicas contribui para a preservação desse patrimônio cultural e religioso, permitindo que estudantes e pesquisadores tenham acesso a uma fonte valiosa de conhecimento", sustentou.

Agora, o projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto terá que ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Leis aprovadas

Projetos de lei semelhantes sobre o uso da Bíblia em escolas já foram aprovados em diversas cidades e estados do Brasil. 

Em novembro, a Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou o PL que prevê o uso da Bíblia como material de apoio em escolas públicas e privadas da capital de Santa Catarina.

Em setembro, a Câmara de Salvador aprovou um projeto de lei para o uso da Bíblia como material de apoio pedagógico em escolas públicas e privadas da capital baiana.

Em Conquista da Vitória (BA), uma lei que autoriza o uso da Bíblia como material complementar em escolas municipais foi promulgada no início de agosto.

No dia 7 de agosto, um projeto de lei que prevê a distribuição de Bíblias em escolas estaduais do Ceará foi aprovado.

No mesmo dia, a Câmara Municipal de Divinópolis, em Minas Gerais, também aprovou o uso da Bíblia como material paradidático em escolas públicas e privadas da cidade.

Em Manaus (AM), foi sancionada a Lei nº 1.332/2009, permitindo a utilização das Escrituras como conteúdo complementar em escolas públicas e privadas.

Em Rio Branco (AC), o projeto de lei “Bíblia nas Escolas” foi aprovado no ano passado, autorizando a disponibilização da Bíblia em bibliotecas das escolas. Assim como em Belo Horizonte (MG), através da promulgação da lei 11.862/2025, em maio deste ano.

Em Porto Alegre (RS), um projeto de lei que prevê que Bíblias sejam disponibilizadas para o uso de alunos e professores nas bibliotecas das escolas municipais está em discussão na Câmara de Vereadores.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/comissao-da-camara-aprova-biblia-em-biblioteca-de-escolas-e-faculdades-publicas.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Para Falar conosco ou Anunciar Falar com Diretor

Top 5

top1
1. CRIAÇÃO

CATEDRAL

top2
2. PASTOR DE MINHA ALMA

REBANHÃO

top3
3. OLHOS NO ESPELHO

GRUPO ÁGUA VIVA

top4
4. CREIO

SINAL DE ALERTA

top5
5. VENCEDOR

ÁLVARO TITO

Anunciantes